SIMULADO 1 –
TRIBUNAIS – CONSTITUCIONAL
GABARITO: dia 08 de maio
Sugestão: 1. Resolva as questões;
2. Pesquise cada questão
após responder.
3. Descubra eventual erro
4. Confira com o gabarito
1. Henrique decide organizar uma passeata em
prol da proteção do meio ambiente. No dia marcado, mais de cem pessoas se
reúnem no centro da cidade, munidas de bandeiras e cartazes para expressar suas
opiniões sobre a causa a ser defendida. Para que a referida manifestação esteja
conforme os ditames constitucionais,
(A)
dependerá de prévia autorização judicial, para que a autoridade competente
verifique se a reunião possui fins pacíficos.
(B) ao final
da manifestação, seu organizador deverá prestar contas ao Poder Público e
ressarcir eventuais danos causados ao patrimônio público.
(C) poderá
ser realizada em local aberto ao público, desde que a autoridade competente
tenha sido previamente avisada sobre o evento.
(D) estará
condicionada à existência prévia de associação que se responsabilize por sua
realização e tenha, entre seus fins, a defesa do meio ambiente.
(E) deverá
ser organizada sob a forma de comício, uma vez que a Constituição não autoriza
a realização de reuniões móveis.
2. Conforme a organização
político-administrativa da República Federativa do Brasil,
(A) o
Distrito Federal, por sua condição peculiar de capital federal, não possui
autonomia e não pode ser dividido em Municípios.
(B) os
Territórios Federais integram os Estados-Membros aos quais pertencem e suas
competências são reguladas por lei complementar.
(C) a
República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados-Membros, o
Distrito Federal, os Municípios e os Territórios, todos dotados de autonomia.
(D) os
Estados-Membros podem se subdividir, mas não podem se desmembrar para se
anexarem a outros Estados-Membros, pois, neste caso, ofenderão o princípio
constitucional que proíbe a secessão.
(E) o
Distrito Federal rege-se por lei orgânica e possui competências legislativas
reservadas aos Estados e Municípios.
3. Em relação à nacionalidade, determina a
Constituição Federal que
(A) a perda
da nacionalidade do brasileiro que tiver cancelada sua naturalização será
declarada, por decisão do Ministério da Justiça, em virtude de atividade nociva
ao interesse nacional.
(B) os
cargos de Presidente da Câmara dos Deputados, Ministro do Superior Tribunal de
Justiça e de oficial das Forças Armadas são privativos de brasileiro nato.
(C) as
normas constitucionais não poderão estabelecer distinção entre brasileiros
natos e naturalizados.
(D) o
brasileiro não perderá a nacionalidade no caso de imposição de naturalização,
pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em estado estrangeiro, como condição
para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis.
(E) os
direitos inerentes aos brasileiros serão atribuídos aos portugueses,
independentemente de residirem no Brasil ou no exterior, como reciprocidade aos
laços entre Brasil e Portugal durante o período colonial.
4. Sobre a disciplina constitucional dos
direitos políticos, é correto afirmar que
(A) os
analfabetos, embora possam exercer o direito de voto, são considerados
inelegíveis.
(B) o
Presidente da República, para concorrer à reeleição, deve renunciar ao
respectivo mandato até seis meses antes do pleito.
(C) o
mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo máximo
de dez dias contados da posse, instruída a ação com provas de abuso do poder
econômico, corrupção ou fraude.
(D) a
soberania popular será exercida diretamente por meio de voto, iniciativa
popular, referendo, plebiscito, ação popular, participação no júri, bem como
por meio de decisão em processo de impeachment.
(E) a
elegibilidade tem como condições a nacionalidade brasileira, o alistamento
eleitoral, a filiação partidária e a idade mínima de trinta e cinco anos para o
cargo de governador.
5. A Câmara dos Deputados tem competência
privativa para
(A) exercer
o controle externo das contas públicas com o auxílio do Tribunal de Contas da
União.
(B) julgar
anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os
relatórios sobre a execução dos planos de governo.
(C) dispor
sobre limites e condições para a concessão de garantia da União em operações de
crédito externo e interno.
(D) proceder
à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao
Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão
legislativa.
(E)
determinar os limites de emissão da moeda bem como o montante da dívida
mobiliária federal.
6. Sobre as disposições constitucionais
referentes ao processo legislativo ordinário, é correto afirmar que
(A) o
Congresso Nacional não pode rejeitar projeto de lei advindo de iniciativa
popular.
(B) o Senado
Federal é a casa inicial para discutir e votar projetos de lei de iniciativa do
Presidente da República.
(C) matéria
constante de projeto de lei rejeitado somente poderá constituir objeto de novo
projeto se, quando reproposto, apresentar fundamentação diversa da do projeto
original.
(D) matéria
relacionada à modificação de efetivos das Forças Armadas não pode ser objeto de
deliberação legislativa.
(E) projeto
de lei cujo veto tenha sido derrubado pelo Congresso Nacional será enviado para
promulgação ao Presidente da República.
7. Nos termos da Constituição Federal, a
competência privativa do Presidente da República poderá ser delegada no caso de
(A)
decretação do estado de defesa, de sítio e intervenção federal.
(B)
concessão de indulto e comutação de penas.
(C)
elaboração de decretos e regulamentos para a fiel execução da lei.
(D) edição
de medidas provisórias com força de lei.
(E)
celebração de tratados, convenções e atos internacionais.
8. Como consequência do regime constitucional
adotado, os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem
aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos
dos votos dos respectivos membros,
(A) não
podem ser objeto de controle de constitucionalidade concentrado, mas apenas de
controle difuso, na medida em que, se afrontarem a Constituição, suscitarão
questões relacionadas à sua recepção e não propriamente à sua
constitucionalidade.
(B)
ingressam no ordenamento jurídico brasileiro com natureza de cláusulas pétreas
e, por isso, não poderão ser objeto de controle de constitucionalidade.
(C)
equiparam-se à manifestação do Poder Constituinte Derivado Reformador, razão
pela qual só poderão ser questionados quanto à sua constitucionalidade por meio
de um poder discricionário de natureza política do Executivo ou do Legislativo.
(D) estão
sujeitos a um prazo, contido no próprio texto do tratado ou da convenção, para
que possam ser objeto de ações de controle de constitucionalidade. Findo esse
prazo, não mais poderão ser questionados pela via judicial.
(E) adquirem
status de emenda constitucional e podem ser objeto de controle de
constitucionalidade tanto pela via difusa quanto pela via concentrada.
9. Conforme a estrutura do Federalismo
brasileiro, é correto afirmar, em relação à competência para legislar sobre
direito financeiro, que
(A) é competência
comum, que será regulada por leis complementares, a fim de que sejam fixadas
normas para a cooperação entre as unidades federativas, tendo em vista o
equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional.
(B) é
competência comum a todos os entes da Federação, limitando-se a União a
estabelecer normas gerais sobre a matéria.
(C) o
direito financeiro se inclui na competência remanescente dos Estados-Membros,
pelo fato de exigir regulação específica que considere as peculiaridades
regionais, fruto do federalismo assimétrico brasileiro.
(D) o
direito financeiro é de competência privativa da União, por estar relacionado a
questões estratégicas de soberania nacional.
(E) é
competência concorrente, na qual a União deve se limitar a estabelecer apenas
normas gerais sobre o assunto, sem excluir a competência suplementar dos
Estados-Membros.
10. Em relação às imunidades parlamentares, a
Constituição Federal estabelece que
(A) a
prerrogativa dos Deputados e Senadores não serem violados civil e penalmente
por suas opiniões, palavras e votos, no exercício da função, é denominada
imunidade material.
(B) as
imunidades de Deputados e Senadores são automaticamente restringidas durante a
intervenção federal, o estado de defesa e o estado de sítio.
(C) as
imunidades formais e materiais de Deputados e Senadores somente podem ser
alegadas no exercício da função e no recinto do Congresso Nacional.
(D) a
impossibilidade de Deputados e Senadores serem presos, desde a expedição do
diploma, salvo em flagrante de crime inafiançável, é um desmembramento da
imunidade material.
(E) a
instauração de processo contra Deputados e Senadores, pelo Supremo Tribunal
Federal, depende de autorização prévia da Casa à qual pertence o parlamentar.
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